domingo, 15 de abril de 2012

OS MAIAS - Os Jornais "A Corneta do Diabo" e "A Tarde"

Jornal “A Corneta do Diabo” – cap. XV
ð Contextualização do episódio

¨  Carlos vive com Maria Eduarda num clima de felicidade, nos Olivais, enquanto o avô Afonso está em Santa Olávia.

¨  Recebe, através do Ega, um número da Corneta do Diabo, que o difama em calão "num caso que tem com uma gaja brasileira".

¨  Ega conseguira travar a tiragem do jornal, a troco de dinheiro.

¨  Carlos primeiro pensa em matar a quem escreveu mas, refletindo na verdade dos escritos, pensa se não será melhor não casar com Maria Eduarda.

¨  Volta ao primeiro pensamento: matar o autor do artigo.

¨  Descobre, pelo editor do artigo, o Palma “Cavalão”, que tinham sido o Dâmaso e o Eusébiozinho que lho tinham encomendado.

¨  Ega e Carlos vão até o Grémio, onde pedem a Cruges que faça de padrinho num duelo de Carlos.

¨  Cruges e Ega vão a casa do Dâmaso. Este faz uma cena ao saber do desafio, mas acaba por aceitar escrever uma retratação. Ega escreve-a e ele copia-a.

¨  Na retratação, Dâmaso afirma ser falso tudo o que fizera publicar, devendo-se o artigo a um estado de embriaguez, hábito hereditário.

¨  Ega entrega a retratação a Carlos. Satisfeito, Carlos devolve-lha, para usar como lhe aprouver.

ð Análise do episódio

¨  A Corneta do Diabo aparece como um jornal de maledicência e de escândalos. O narrador afirma que “na impressão, no papel, na abundância dos itálicos, no tipo gasto, todo ele revelava imundície e malandrice”.

¨  O Diretor e principal redator é Palma Cavalão, um jornalista corrupto. É nesta publicação que Dâmaso Salcede publica um artigo a satirizar a intimidade da relação de Carlos da Maia e Maria Eduarda. A suspensão da circulação deste número só é conseguida graças ao Ega e a um suborno de 100 000 réis.

¨  Eça de Queirós, com o episódio de A Corneta do Diabo e mais tarde com o jornal A Tarde, retrata a parcialidade do jornalismo da época e mostra a corrupção quando o Palma Cavalão aceita, por dinheiro, denunciar o autor do artigo comprometedor.

¨  O propósito queirosiano de denunciar a vida portuguesa da sociedade da época percebe-se também quando Carlos da Maia considera que "só Lisboa, só a horrível Lisboa, com o seu apodrecimento moral, o seu rebaixamento social, a perda inteira de bom senso, o desvio profundo do bom gosto, a sua pulhice e o seu calão, podia produzir uma Corneta do Diabo”.

Adaptado de Infopédia
Jornal “A Tarde” – cap. XV
ð Contextualização do episódio

¨  Ega estava na posse da carta de retratação de Dâmaso.

¨  Junto com Carlos, decidem não a publicar, pois isso só suscitaria a curiosidade da sociedade lisboeta relativamente à relação de Carlos e Maria.

¨  No entanto, Ega vê Dâmaso com “a sua” Raquel Cohen. Dominado pelo ciúme, resolve humilhar Dâmaso publicamente.

¨  Dirige-se à redação do jornal A Tarde e tenta convencer o diretor, o Neves, a publicar a carta de Dâmaso.

¨  Este, inicialmente recusa, pois pensa tratar-se de Dâmaso Guedes, um correligionário político. Mas quando percebe que se trata do Salcede, acede a publicar a carta, para se vingar do “manganão” que os “entalara na eleição passada”.

¨  Na sequência da humilhação pública, Dâmaso parte de férias para Itália, e o assunto cai no esquecimento.

ð Análise do episódio

¨  O jornal A Tarde aparece em Os Maias dirigido pelo Neves, deputado, político.

¨  É neste jornal que Ega consegue a publicação da carta do Dâmaso, não só como represália da injúria feita a Carlos da Maia, mas também para se vingar de uma possível ligação do Salcede com a sua ex-amante Raquel Cohen.

¨  Todo o diálogo do Ega com o Neves e outros funcionários do jornal lisboeta mostra a atmosfera política, o cinismo e a parcialidade do jornalismo.

¨  Este está também patente na redação de uma notícia sobre o livro do poeta Craveiro, por pertencer "cá ao partido", mas sobretudo quando Gonçalo, um dos redatores do jornal, depois de exclamar "Que besta, aquele Gouvarinho!" e de o considerar "uma cavalgadura" afirma que "- É necessário, homem! Razões de disciplina e de solidariedade partidária... Há uns compromissos... O Paço quer, gosta dele...". E tudo isto acontece pois " - Há aí umas questões de sindicatos, de banqueiros, de concessões em Moçambique... Dinheiro, menino, o omnipotente dinheiro!“.

Adaptado de Infopédia

Os jornais n’Os Maias – as personagens-tipo

Palma "Cavalão"

¨  Proprietário e redator do jornal "A Corneta do Diabo", é um jornalista corrupto, facilmente "agitado com o tinir do dinheiro".

¨  O nome de "Cavalão" fora atribuído ao Palma para o "distinguir de outro benemérito chamado Palma Cavalinho.”

¨  Sem carácter, publica artigos injuriosos ou retira-os, desde que para isso lhe paguem.

¨  É baixo e gordo, como se depreende das palavras de Alencar que o define como "canalha", "vil bolinha de matéria pútrida!..." e "chouricinho de pus!“.

¨  Palma Cavalão é o símbolo do jornalismo de escândalo, feito por jornalistas imorais e corruptos.

Neves

¨  Diretor do jornal “A Tarde”, aproveita a sua situação para influenciar politicamente os leitores.

¨  Revela parcialidade na decisão de publicar ou rejeitar artigos com base em amizades políticas.


Os jornais n’Os Maias – a crítica

¨  O episódio dos jornais critica a decadência do jornalismo português que se deixa corromper, motivado por interesses económicos e demonstra uma preferência comprometedora de feições políticas.

¨  Este episódio visa denunciar o baixo nível da imprensa lisboeta da época, que se alimenta de factos da vida privada das pessoas.

¨  Critica-se a falta de ética dos jornalistas juntamente com a corrupção envolvida, sendo que se verifica ainda a vingança mesquinha e as amizades simuladas através das atitudes de Dâmaso e de Eusébio.

¨  Aspetos a notar: o baixo nível; a intriga suja; o compadrio político; assim como os jornais, está o País.

19 comentários:

  1. Qual é a intriga principal do primeiro e segundo excerto?

    ResponderExcluir
  2. Em nome de todos os preguiçosos do meu trabalho de grupo um grande obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Em nome de todos os preguiçosos do meu trabalho de grupo um grande obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Em nome de todos os preguiçosos do meu trabalho de grupo um grande obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. thanks for the work and the time that u saved me

    ResponderExcluir
  8. copiei totalmente o tabalho, props a lis

    ResponderExcluir
  9. eu e as preguiçosas do grupo agradecemos. beijos da DS lmao

    ResponderExcluir